sábado, 15 de maio de 2010

Cartão perdido.

Meu Tesouro,

Eu não sei quando chegará essa carta em suas mãos. Há muito tempo que eu não estou mais nesse mundo vivo (desculpe o trocadilho!), mas, acredito que, em minhas longas décadas (oito, neah?)... eu estive mais morto que muitos que já se encontravam no paletó de madeira, ou que já viviam na Terra dos Pés Juntos.
Daí, resolvi te escrever algo que, se resume, basicamente, em tudo que eu aprendi.
Acima de qualquer egoísmo, Ame! Ame as pessoas que estão ao seu lado. Ame, por mais que não tenha o coração amado. Amar faz bem à saúde, ao corpo, ao brilho nos olhos e isso te fará muito mais lindo, meu Baú de Ouro.
Tenha amigos que vc possa confiar. Amigos que deixarão vc experimentar qualquer nova bebida, mas que, se vc ultrapassar o seu limite (que, na hora, com certeza, vc nunca vai admitir que tem um), eles te pegarão no colo... e a levarão para o carro. Ah! e não se zangue qdo, no dia seguinte, eles te disserem que vc deve ter dormido abraçado no vaso. Gargalhe! Não perca o melhor da festa.
Ah! mas não se esqueça dakeles seus amigos de farra. Sabe, aqueles que pagarão para que vc conheça um motel, aqueles que te darãoo pinga no gargalo, aqueles que te deixarão dançar até o chão (nessa nova moda do funk, neah?)... enfim... aqueles que te deixarão quebrar a banca!? Eles são Diversão Pura. E isso é essencial em qualquer vida.
Por favor, não leve a vida a sério. O seu fim é inevitável... e ngm sairá vivo dela.
Fale palavrões! Discuta por babagem! Ria Alto em lugares impróprios! Cante a letra erradaa da música! Mostre o dedo, qdo não puder falar palavrão (ou melhor, conjugue os dois atos! - acredite! há muita gente que merece!)! Mude o seu cabelo! Seja radical! Dê sua cara a tapa, e se levar um tapa, não ofereça a outra face, mas sente o ca*** (piiiiiii) na pessoa! Coma o que tiver afim (de qualquer jeito, com ou sem carne, vc comerá "capim pela raiz"). Telefone para quem quiser e quando quiser (etiqueta de horário é coisa de velho). Faça amor na praia, na fazenda, ou numa casinha de sapé.
Princípios - estes são a base de sua personalidade. Não os abandone por ninguém.
Quebre qualquer regra de "educação", se for em nome do que vc acredita. Não tem mal algum vc chegar atrasado ao compromisso, vc se retirar de uma conversa que não lhe agrada, ou mesmo vc pedir para que a pessoa se calee, para não piorar as coisas.
"Meu Tesouro, não se misture com gentalha!"... Talvez, vc não goste de Chaves e Cia... mas, há pessoas que são gentalha mesmo e não valem a "bola quadrada do Kiko".
Faça o que vc tiver vontade. Faça Capoeira, Escreva um livro (que só vc lerá, talvez). Chore por um amor não correspondido. Acredite em sonhos impossíveis. Sonhe! Estude até tarde. Durma um dia inteiro. Emende uma festa com um dia de trabalho. Faça os sininhos tocarem. Acredite em Deus, além de sua inteligência e de sua compreensão. É a fé que te segurará em momentos que vc acreditará estar, indubitavelmente, sozinho.

Minha doce filha,

Talvez, tudo isso sejam apenas baboseiras de um velho que se encontra entubado e que, literalmente, tem sua "vida" por um fio. Ou sendo mais preciso: por um aparelho.
Talvez, se eu tivesse outra oportunidade, eu teria escrito o livro, eu não teria sido o "Dom Casmurro" e teria apostado no meu lado "Chapeleiro Maluco", eu teria deixado a educação em prol da sinceridade, eu teria feito mais amor e amado mais, eu teria escolhido viver ao lado daquela pessoa que todos me diziam não ser o melhor para mim, eu teria lutado capoeira, dançado até o raiar do Sol, mandado alguns palhaços "se lascarem", eu não teria questionado verdades que estão além de qualquer título de Doutorado, eu teria te pedido desculpas por ter te abandonado, quando criança.

Se eu tivesse uma outra vida, eu teria te ensinado tudo isso e não me entristeceria pelo fato de que essa carta é apenas fruto de minha imaginação.


2 comentários:

  1. Oi Elizete! Acabei chegando aqui pela Elizangela, e já te favoritei! Vc arrasa hein? Parabéns!!
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Oieee Paulo! Que honra receber um elogio seu. E cadê o seu blog? Beijão pra vc tbm.

    ResponderExcluir